sábado, 12 de setembro de 2009

Parece não "restar" mais dúvidas no caso Renault-Nelsinho

Em um dia que poderíamos estar falando da bela volta que garantiu a pole para Hamilton em Monza ou mesmo a bela volta de Sutil, que por muito pouco não garantiu a segunda pole consecutiva para a Force India (que já comprova ter um carro competitivo para este final de temporada), somos arremetidos novamente a um assunto bem menos agradável, o caso Renault-Nelsinho.
Não existe mais nada que desminta ou nos deixe em dúvida. Além da confissão de Nelsinho (atitude que praticamente encerra sua carreira... pelo menos em equipes de ponta) agora surge uma prova definitiva. O site inglês "RaceFax", especializado neste tipo de notícia, publicou a imagem da telemetria do carro de Nelsinho Piquet.

Pela imagem acima, a linha vermelha (com a letra A em destaque) representa a aceleração. A curva, que vinha evoluindo de forma horizontal, se torna vertical rapidamente, fica no máximo, sofre uma interrupção e volta ao máximo. Isso quer dizer que Nelsinho acelerou o carro mais do que o normal para provocar a rodada, deu uma leve desacelerada, e pisou forte no pedal novamente até o choque com o muro.
A linha roxa, identificada no gráfico pela letra B, mostra o trabalho das rodas traseiras. Os dentes acentuados no trecho em que Nelsinho acelera para provocar o acidente quer dizer que elas estão girando em falso, ou seja, sem aderência, o que colaborou para a rodada e a posterior batida no muro interno da pequena reta. Em seu depoimento à FIA, divulgado pelo site inglês "F1SA" na quinta-feira, o brasileiro disse que seria fácil notar a intenção de causar o acidente olhando os gráficos da telemetria.
Com certeza alguma punição terá que ser apresentada contra a Renault, o engenheiro da equipe e Briatore. Mas ainda continuo pensando que o maior prejudicado é Nelsinho. Tudo bem que até agora ele não tinha nenhuma garantia que teria uma "futura" carreira, mas ainda pior que isso é ver o nome de Nelson pai se afundando cada vez mais na mesma lama.
Que saudade de grandes ídolos como Emerson e Senna...
Que saudade da romântica Fórmula 1 dos anos 70 e 80...
Onde o talento falava mais alto que as cifras milionárias.

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