"Papai Noel é mais rápido do que você... por favor confirme que você entendeu esta mensagem!"
Essa acabou sendo a grande piada, literalmente, da Fórmula 1 esse ano: o jogo de equipe. Espero sinceramente que em 2011 com jogo de equipe liberado a consciência dos chefes de equipes evitem cenas ridículas e vergonhosas como vimos a Ferrari fazer em 2010...
A descisão deverá ser tomada nos próximos dias para saber se Tony Fernandes continuará tendo o direito de usar o nome lotus, como aconteceu nessa temporada ou se o nome voltará ao velho grupo Lotus (agora associado a Equipe Renault, que inclusive já apresentou fotos do carro com as tradicionais cores em preto).
Só acho extremamente estranho a possibilidade de termos 2 equipes lotus, e pior, as duas usando as tradicionais cores em Preto e Dourado, que consagraram a equipe durante os anos de 1972 e 1979 e entre 1981 e 1986, que eram as cores da marca de cigarro John Player Special.
A princípio tudo será terminado pela justiça inglesa, onde está correndo o processo que terminará quem tem o direito ao nome e a marca.
Apesar que o mais importante é, que qualquer que seja o vencedor, a marca recuperar seu prestígio do passado, coisa que não aconteceu esse ano.
Já é a primeira disputa para a próxima temporada, que novamente promete.
Rubens Barrichello revelou que a Williams pediu para que ele fizesse dieta para a próxima temporada da Fórmula 1 por causa da volta do Kers, sistema de reaproveitamento de energia cinética. Como a tecnologia pesa cerca de 40 kg, o peso dos pilotos será muito importante no projeto dos novos carros.
— No próximo ano, teremos o Kers, e o time já me pediu para perder peso. Estou pronto para isso — disse Barrichello, em entrevista à revista alemã "Speed Week".
Observem como ficou a classificação final do Mundial de Pilotos:
1) Vettel 256
2) Alonso 252
3) Webber 242
4) Hamilton 240
5) Button 214
6) Massa 144
7) Rosberg 142
8) Kubica 136
9) Schumacher 72
10) Barrichello 47
O interessante é observarmos que se o sistema de pontuação continuasse como o tradicional o resultado final da classificação teria pouquísssimas alterações, observem:
1) Vettel 104
2) Alonso 101
3) Hamilton 100
4) Webber 97
5) Button 87
6) Massa 57
7) Rosberg 55
8) Kubica 52
9) Schumacher 25
10) Barrichello 15
Ou seja, as alterações realizadas no sistema de pontuação pela FIA, NÃO FORAM RESPONSÁVEIS POR MUDANÇAS DRÁSTICAS no campeonato.
O grande fiasco do campeonato foi realmente a postura anti-esportiva da Ferrari no GP da Alemanha e quase tão feio foi a atitude desequilibrada de Alonso, que provou que realmente não merecia ser campeão, ao reclamar de Petrov depois de tomar um "chocolate" na pista, lealmente, do mesmo. Mais uma vez a marca mais tradicional da fórmula 1 foi jogada na privada. Único fato a lastimar-se depois de um dos mais competitivos campeonatos de todos os tempos...
Como tudo se tratando de Fórmula 1 na Coréia é novidade, nada melhor do que uma olhadinha nessa bela simulação das RBR no inédito traçado Coreano. Uma animação e tanto. Chega a ser realista, realmente...
Normalmente os apaixonados pela Fórmula 1 são em sua maioria pilotos frustrados que não realizaram o sonho de sentar em um cockpit por uma série interminável de motivos que vão de falta de verba para uma carreira despendiosa até mesmo o medo de um acidente fatal.
Para esse "pilotos" frustrados a opção mais próxima da emoção de pilotar um carro de Fórmula 1 são os games.
Para esse público a Ferrari anunciou o lançamento da Virtual Academy 2010 (Academia Virtual 2010), que nada mais é que um simulador da equipe destinado aos fãs de games na internet. Ao fazer o download, você entra também em uma competição com prêmios da equipe italiana. Toda semana, o autor da melhor volta no simulador receberá produtos da equipe de Maranello e no fim do ano, os cinco mais rápidos receberão como prêmio uma visita a Ferrari para participar de um dia da Academia de Pilotos da Ferrari.
O download do game estará disponível a partir do dia 9 de setembro, ao custo de €15 (aproximadamente R$ 34) no site http://www.ferrarivirtualacademy.com/ . O jogo terá três pistas disponíveis: Fiorano, Mugello e Nürburgring, todas elas escaneadas a laser para trazer o maior grau de realidade possível. Os internautas poderão usar o F10, carro da Ferrari para a temporada 2010 da F-1. O simulador é baseado no mesmo usado pelos da equipe na preparação para as corridas.
(Foto: Divulgação)
A Ferrari promete que o simulador será o mais real possível, com o carro projetado baseado em dados oficiais da equipe. A intenção é reproduzir o mais fielmente possível a experiência de pilotar um carro de Fórmula 1. Fernando Alonso e Felipe Massa, pilotos do time italiano na categoria, participaram ativamente do desenvolvimento do game, para que a dinâmica de pilotagem e o comportamento dos pneus seja o mais realista durante a experiência.
O simulador usará os mesmos acertos de pista do F10 da vida real e os jogadores poderão bater os tempos marcados pelos pilotos oficiais da Ferrari. O game também tem um sistema de replay e um quadro global de tempos, para que o internauta possa acompanhar sua evolução.
Será a primeira vez que uma equipe de Fórmula 1 lançará um simulador oficial de seus carros.
Um malaio de apenas 16 anos pode estar começando a fazer história. Nabil Jeffri foi convidado pela Lotus para um teste aerodinâmico em um trecho em linha reta. O teste deve ocorrer no início de setembro, na Inglaterra.
Apesar da "teimosia" de Galvão Bueno (chega a ser uma redundância) de que essa Lotus não tem nada a ver com a equipe de Colin Chapman, é bom vê-la novamente nas manchetes automobilísticas.
Só não entendo porque as outras equipes continuam mantendo-se as mesmas, se todas passam trocando de donos. Será que é preconceito do Galvão por ser um grupo malaio que comprou os direitos da marca junto a família Chapman???
Hoje em dia todas as grandes marcas de automóveis ou mesmo de equipes de Fórmula 1 deixaram de ser negócios familiares e passaram a pertencer a grandes grupos de investidores. Não acredito que Ford , Volkswagen e outros "monstros" da indústria de automóveis tenham menos tradição atualmente devido a isso.
Claro que o jovem Nabil Jeffri só fará este teste por sua origem malaia, mas isto pode ser um grande salto em sua recente carreira. Atualmente ele é quinto colocado no campeonato da Fórmula BMW Pacífico. Com a experiência pode ganhar muitos quilômetros em relação a seus companheiros de categoria e se desenvolver mais rapidamente. Boa sorte a ele.
As piadas não cessaram e para falar a verdade estão cada vez maiores. Agora camisetas sobre o escândalo dão o tom de ironia ao assunto. Mas ainda tem coisas piores. O site oficial da Fórmula 1 divulgou em seu tradicional vídeo de melhores momentos do GP da Alemanha novas conversas que "incriminam" ainda mais Alonso, que teria pedido para que a equipe providenciasse a troca.
Veja a transcrição traduzida abaixo:
Rob Smedley, engenheiro de Massa (início da prova):
- Você precisa melhorar seu ritmo, porque Fernando está mais rápido.
- Ele está muito próximo. Ele (Alonso) vai tentar ultrapassar - você precisará se defender.
Alonso, após tentativa frustrada de ultrapassagem:
- Estou muito mais rápido que Felipe.
Andrea Stella, engenheiro de Alonso:
- Entendi a mensagem. Entendi a mensagem.
Massa após a bandeirada:
- O que posso dizer? Parabéns ao time.
A Ferrari conseguiu macular em definitivo sua história. Na época de Schumacher ainda tinha uma desculpa: "o título mundial". Agora elas estão brigando por um 5º lugar, antes da metade do mundial e destruindo completamente a moral de um de seus pilotos, que inclusive levou a mesma Ferrari a uma disputa de título o qual só perdeu na última volta... Adeus tradição... Adeus qualquer resquício e honra na Fórmula 1...
Rubinho é hoje o recordista em número de GPs disputados na Fórmula 1, venceu 11 corridas, teve o prazer de pilotar uma Ferrari, mas por algumas escolhas equivocadas é um profissional amargurado.
O peso que ele carrega pelas escolhas que tomou no seu período de Ferrari se submetendo as vontades da equipe e do então companheiro Michael Schumacher o perseguem pelo restante da carreira.
A forma como ele se referiu as ordens da Ferrari para Felipe deixar Alonso passar durante as entrevistas da semana, assim como o "incidente" que teve com Schumacher nas últimas voltas do GP da Hungria deixam isso claro.
Rubinho foi realmente jogado contra o muro, mas a manobra de Schumacher foi com apenas uma mudança de direção e buscando defender a posição. Ele tem razão em reclamar, pois poderia ter acontecido um acidente grave, mas não acho que chegue ao ponto de precisar chamar Schumacher de "Louco". Vemos em quase todos os GPs "fechadas de porta" tão o mais escandalosas do que essa. Nessa temporada já foram várias, que inclusive causaram acidentes.
Concordo com a punição a Schumacher (10 posições no grid da próxima corrida), mas sinto por Rubinho...
Pelo visto ele vai carregar com ele sempre essa "amargura" devido algumas decisões equivocadas e submissas. Agora ele tenta compensar a "falta de coragem" anterior, com atitudes ousadas e corajosas, mas lamento, pois parece já ser tarde para ele se recuperar emocionalmente e tirar a marca que carrega de o "eterno segundo" da mente da torcida brasileira...
A Ferrari é o que existe de mais ridículo no mundo da Fórmula 1.
Jogou seu nome e história no lixo, mais uma vez...
Na época do Schumacher ainda estava brigando pelo título, mas agora????
Simplesmente mostrou sua inferioridade moral, sem maiores lucros no campeonato...
E o Massa nos deixou claro que nunca será um campeão ou grande piloto, como havia ameaçado ser algum tempo atrás. Os grandes não se submetem a esse ridículo. Foi tão pequeno quanto já havia sido Barrichello no passado. Os dois serão sempre pilotos médios e nada mais. Não reclamem por terem virado chacota nacional. Ou vocês acham que o "velho" Piquet, ou mesmo o "bom moço" Senna se prestariam a uma atitude destas??? Claro que não!!!
Polêmica e magistral ultrapassagem do "velho" Schumacher sobre Alonso, mostra que a fera não está morta. Se vai valer ou não, nem a FIA ainda sabe. Por enquanto está tudo sobre investigação. Veja os vídeos e tome sua posição. Valeu ou não valeu a bela manobra no chatíssimo GP de Monâco de 2010????
Versão da Globo e Galvão Bueno sobre o caso:
Ross Brawn sai em defesa de Schumacher:
Vídeo da ultrapassagem de Shumacher pela câmer de transmissão:
A rede globo em uma matéria aponta a Ferrari como a principal favorita para a temporada 2010 da Fórmula 1. Veja o vídeo abaixo:
Não sei se concordo plenamente. Um time com pilotos como Alonso e Massa sempre entra forte na competição, mas ainda quero ver esse retorno do Schummacher. Não acredito que ele retornaria se não estivesse convencido que o carro que tem em mãos lhe dá pleno potecial de disputa por vitórias.
Por isso não consigo ver um favorito em vantagem entre Mercedes, Ferrari e a própria McLaren. Se aproxima a hora do início da temporada mais emocionante dos últimos tempos. Agora é aguardar, pois já vai começar.
Está se aproximando a hora da largada para a temporada 2010 da Fórmula 1.
A emoção deverá ser forte no decorrer deste ano, com aumento no número de equipes e pilotos (apesar de algumas ainda enfrentarem muitas dificuldades), mudança no sistema de pontuação, 4 pilotos brasileiros e a principal delas, a volta de Schummi, mas não por uma Ferrari como podíamos esperar, mas sim pela Mercedes (ex-Brawn GP e atual campeã). Qualquer prognóstico este ano seria uma temeridade, ainda mais com a inregularidade dos testes que estão sendo feitos na espanha, onde os pilotos se alternam durante os treinos nas marcações de melhores tempos.
Confira o calendário desse ano e começe a fazer suas apostas. Quem sairá na frente??? Qual o melhor carro???